top of page

Quanto custa um abraço?

Zero. O abraço é uma destas coisas, gratuitas, espontâneas e que fazem bem tanto para quem dá como para quem recebe.



O abraço, além de ser um gesto de carinho, empatia e proteção, é capaz de reduzir os níveis de estresse e ansiedade e ainda, fortalece nossa saúde cardiovascular. Veja mais benefícios do abraço.


Melhora a autoestima

O contato físico nas relações humanas melhora a segurança e a autoconfiança. Ele nos força a permitir que outra pessoa, com seu abraço, entre em nosso espaço íntimo.

Com este contato corpo a corpo, abrimos de forma simbólica nossa confiança para a outra pessoa. Este simples gesto levanta nossa moral, nos traz calor humano e força psicológica.


Outra maneira de se comunicar

A linguagem corporal é reflexo de nosso estado emocional. Nesse sentido, o abraço entre duas pessoas projeta uma mensagem que, de forma intuitiva, ambos recebem e entendem.

Podemos abraçar movidos pela alegria de um reencontro. Podemos abraçar para consolar ou como mostra de sentimentos, seja de amor pelo parceiro, de amor entre irmãos ou entre amigos.


Reduz o estresse e a ansiedade

Poucas coisas na vida acalmam uma situação de ansiedade ou pânico de forma mais efetiva e rápida como um abraço. O abraço, em um momento de crise emocional, ajuda a tranquilizar a pessoa. O contato físico reduz o estresse e transmite tranquilidade em um momento de angústia ou nervosismo.


Melhora a saúde do nosso coração

Os abraços também são parte de uma manifestação física do amor. Do mesmo modo que quando beijamos alguém que amamos, ao abraçar também causamos efeitos reais em nosso organismo, com aumento dos níveis de ocitocina.

A ocitocina é um poderoso neurotransmissor que proporciona prazer e combate o mal-estar físico e mental. Além disso, também melhora o sistema cardiovascular e a saúde de nosso coração.


Aumenta os níveis de serotonina

A serotonina é uma substância química que nosso corpo secreta e que age como um neurotransmissor. Quando incorporamos os abraços em nossa forma de se relacionar com os seres queridos, fazemos com que aumentem os níveis de serotonina e, portanto, a sensação de prazer e felicidade.



O abraço é um refúgio sentimental.

Precisando de abrigo, fuja para o abraço de alguém.



Texto inspirado em: Melhor com Saúde

bottom of page